Transtorno Psicótico

Já ouviu falar em transtorno psicótico? Trata-se de um estado mental de perda de ligação com a realidade, o que pode resultar em alucinações, mudanças de personalidade, desordem nos pensamentos, além de delírios, problemas sociais e claras dificuldades para realizar tarefas cotidianas.

São muitas as categorias de transtorno psicótico, mas, certamente a forma mais conhecida desse distúrbio mental é a esquizofrenia – condição que afeta cerca de 1% da população mundial.

Quer saber mais sobre transtorno psicótico e suas principais manifestações? Continue lendo este artigo.

O que é transtorno psicótico?

O transtorno psicótico, também conhecido como psicose, é a incapacidade de diferenciar a experiência subjetiva da realidade externa. Em resumo, é uma desconexão com o mundo real, uma perda de contato com o concreto. É como se a pessoa entrasse em um universo paralelo.

Vale destacar que o grau de distanciamento da realidade varia de acordo com no nível de intensidade do transtorno psicótico. Há vários subtipos de transtorno psicótico, entretanto, todas as psicoses compartilham alguns sintomas em comum.

De modo geral, as manifestações físicas e emocionais do transtorno psicótico estão fortemente associados à falta de visão crítica, o que leva o indivíduo a praticar atitudes desajustadas, sem que consiga perceber a estranheza do próprio comportamento.

Quais são os tipos de transtorno psicótico?

Como já mencionei, o transtorno psicótico é subdividido em vários tipos, entre eles estão os seguintes:

  • Transtorno de personalidade esquizotípica: apresenta anomalias no pensamento e humor, além de comportamento excêntrico e eventuais alucinações auditivas.
  • Transtorno delirante persistente: caracterizado por delírios recorrentes, que não necessariamente vêm acompanhados por alucinações e outros sintomas indicativos de transtornos de humor ou esquizofrenia.
  • Transtorno esquizoafetivo: combina sintomas de esquizofrenia com transtornos do humor. Porém as duas condições não ocorrem simultaneamente, como no episódio maniforme com sintomas psicóticos. Pode haver sinais como mania, irritabilidade, euforia, episódios depressivos, perda de interesse, falta de energia, desânimo, queda na concentração e redução do apetite. As manifestações variam de caso para caso.

Quais são os sintomas de psicose?

A pessoa com transtorno psicótico pode apresentar sintomas no comportamento, cognição, humor e fala. Além disso, são comuns os sintomas psicológicos, como alucinações visuais, delírios de perseguição, delírios religiosos, depressão, medo, episódios maníacos, paranoia, escutar vozes, etc.

Entre os principais sinais de psicose estão a agitação, agressividade, hiperatividade, automutilação, hipervigilância, inquietação, hostilidade, isolamento social, movimentação repetitiva, transtorno de pensamento, desorientação de tempo e espaço, confusão mental, lentidão na realização de atividades, sentimentos indesejados, pensamento acelerado, tendência suicida, pesadelos, déficit de memória, dificuldade de raciocínio lógico e compreensão.

No humor, percebe-se o descontentamento geral, a alternância de estado de espírito, excitação, ansiedade, raiva e nervosismo. Enquanto na fala nota-se a deficiência de linguagem, discurso incoerente, verbosidade excessiva, conversa rápida e frenética.

Quer saber mais sobre transtorno psicótico? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

Estr. do Alto, 116 - São João Novo

Vargem Grande Paulista

Horário de Funcionamento

Todos os dias!

(11) 95048-6652

Chamar no WhatsApp

(11) 4714-1670

Ligar Agora